quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sousas promove Carnaval Sustentável

Folia acontece de 1 a 4 de março na Praça Beira Rio

Fonte: Caroline Nunes
Assessoria de Imprensa

 Carnaval Sustentável existe e chegou para ficar em Sousas. Para se tornar uma referência em sustentabilidade, o evento mais aguardado do ano foi escolhido para iniciar a prática que espera se tornar tradição no distrito que há 14 anos não tem atrações aos foliões. A iniciativa do Carnaval Sustentável é da Subprefeitura de Sousas, com apoio da Secretaria de Cultura. O Carnaval em Sousas acontece de 1 a 4 de março, das 16h às 20h, na Praça Beira Rio, com entrada franca.

O evento contará com a parceria da Adegas (Associação dos Estabelecimentos Gastronômicos de Sousas e Joaquim Egídio) com o objetivo de enaltecer ainda mais a festa que este ano terá “barraquinhas” montadas na Praça Beira Rio para que os foliões conheçam as delícias dos estabelecimentos associados. O presidente da associação e sócio proprietário do El Tambo, Luís Felipe Sagioro, comemora a parceria realizada. “É uma grande satisfação participar de um evento cultural em nossa região. Nossa estreia será no Carnaval de Sousas, mas pretendemos continuar nos próximos”, explica. Além do Carnaval, a Adegas conta com um cronograma anual de eventos gastronômicos que serão desenvolvidos na região.
A decoração do Carnaval foi realizada com materiais reaproveitados, para isso, foram recolhidas mais de 4 mil sacolas plásticas, garrafas pet, isopor, tapumes entre outros materiais reaproveitados do lixo pelo Ateliê Oráculo, formado por Kate Manhaez, Junior Souza e Rhelga Westin. “Definimos uma estratégia diferente, nossa intensão é resignificar objetos, pois tudo está muito saturado, estamos tentando de alguma forma encontrar novos sentidos para as coisas. Para isso fizemos a coleta do material no lixo e pedidos doações de sacolas plásticas à comunidade”, explicou a artista plástica Kate Manhaez.
Na avenida principal estarão 30 máscaras de aproximadamente dois metros, confeccionadas de tapumes recolhidos nas ruas e pintadas com tintas a base d’ água. Varais de serpentinas multicoloridos serão instalados na Rua Emílio José Salim, na altura da Praça Beira Rio e também no obelisco, na entrada do distrito. E na Praça Beira Rio duas baianas foram confeccionadas com sacolas plásticas, isopor e massa corrida, com aproximadamente 8 metros de altura completam o cenário.
Wander Villaba, subprefeito de Sousas avalia que a iniciativa foi bastante positiva. “Tivemos pouco tempo para planejar as ações, mas esperamos que os foliões pensem sobre o que é sustentabilidade”. A gestão do Carnaval Sustentável está baseando-se em três fatores importantes: o ambiental, o social e o econômico. “Queremos atrair os foliões para tardes agradáveis em Sousas com a família e, que acima de tudo, compatibilize os anseios dos turistas e a região receptora, garantindo não somente a proteção do meio ambiente, mas também estimulando o desenvolvimento da atividade em consonância com a sociedade local envolvida”, declara Villaba.
 Programação
Dia 1: Grupo Contágio
Dia 2: Banzuêra
Dia 3: Amigos do Samba
Dia 4: Clube do Samba
Sobre os Grupos:

Chefs na Rua
O Chefs na Rua é um evento gastronômico nos moldes das feirinhas e mercados gastronômicos paulistanos. Guloseimas e bebidas estarão disponíveis a preços populares durante todo o Carnaval, confira os restaurantes participantes:
 ·        Bar da Cachoeira
·        Café Maritaka
·        El Tambo
·        Espaço Malagueta
·        Estação Marupiara
·        Fogão Mineiro
·        Freestyle - Bartenders
·        Restaurante Da Capela
·        Vila Paraíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário