terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bloco Unidos da Tribo promete folia 'família'em Joaquim Egídio

Fonte:  Caroline Nunes - Assessoria de Imprensa

 Carnaval de Joaquim Egídio promete muita animação, mantendo as tradições e incluindo algumas novidades no roteiro. O Bloco Unidos da Tribo anima a folia entre os dias 1 e 4 de março, das 17 às 2h, a população contará com apresentações de blocos de rua, muito samba, entre outros ritmos, como a tradicional “marchinha” apresentada pela Banda Trem Doido.

As ruas serão enfeitadas pela comunidade, enquanto a segurança ficará por conta da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Já a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) vai colaborar com a organização do trânsito. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.
Os organizadores estimam que cerca de três mil pessoas passão pelo distrito diariamente. “Neste ano retornaremos às origens, com o inicio do desfile às 20h e encerramento às 22h, a fim de que as famílias que sempre marcam presença possam aproveitar mais.”, afirma um dos organizadores do evento Thomaz Alcântara Cavallaro.
A oficina de alegorias, coordenada por Liráucio Faváro, que também é Presidente do Bloco, é composta por voluntários, em sua maior parte moradores dos distritos de Joaquim Egídio e Sousas. Nela é confeccionada a decoração das ruas e os bonecos gigantes em papel machê, sempre utilizando material reciclável. O bloco conta com o patrocínio e apoio do comércio local, e se apresentará nas quatro noites de festa.
Já o bloco da Galinhada vai aparecer no sábado às 17h. “Nosso objetivo é apresentar apenas marchinhas para relembrar uma época do Carnaval que já não se vê ou ouve mais. Tem funcionado, pois vamos nos apresentar em Joaquim pelo terceiro ano”, comemora um dos fundadores do bloco, Carlos de Paula. Cerca de 40 pessoas fazem parte da equipe e produzem suas próprias fantasias. O bloco, que conta com o apoio do grupo “Concentra Mas Não Sai”, está aberto a participação popular. Vale lembrar que o grupo tem como tema a galinha e a exigência é que ela seja retratada na roupa.
O Bloco do Paredão traz a animação no domingo e na terça, também às 17h. Com a intenção de proporcionar maior conforto dos foliões, a organização do bloco viabilizou uma área de estacionamento a quinhentos metros do local do evento para cerca de 400 veículos a ser administrada por uma empresa particular.
Este ano, os repertórios dos blocos terão uma nova performance, com ritmos diferenciados e a participação de outros cordões que acompanharão a bateria. O trajeto será o mesmo do ano passado, com concentração em frente à Igreja de São Joaquim e São Roque, que fica na Rua José Inácio, às 19h30, seguindo para a Rua Heitor Penteado até a concentração na Praça Reinaldo Dias Leme. Após a apresentação do Bloco haverá a apresentação da Banda Trem Doido, com marchinhas e sambas enredos até as 2h.
 Sobre o Bloco Unidos da Tribo
O Bloco Unidos da Tribo surgiu no ano de 2001, por iniciativa de membros da comunidade de Joaquim Egídio, que sentiam falta dos tradicionais carnavais, onde se tocava marchinhas e samba enredo, com a presença de famílias em noites tranquilas e sem violência. A tradição se mantém até hoje pelos filhos e netos daqueles que organizaram e incentivaram o início do evento, que hoje é tradição no distrito.
 SERVIÇO:
 Carnaval Joaquim Egídio
Praça Reinaldo Dias Leme, localizada à rua Heitor Penteado, s/n – Joaquim Egídio
 De 1 à 4 de março, das 17 às 2h
Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário