quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pós-graduação da ABJL auxilia quem precisa melhorar a escrita


Fonte: Acs Ateliê da Notícia

Aberto aos profissionais das diferentes áreas, o curso de pós-graduação em Jornalismo Literário ajuda a tornar a redação mais criativa e inovadora. Aulas começam no dia 2 de março

Estão abertas as matrículas para o curso de pós-graduação em Jornalismo Literário, voltado para os profissionais das mais diversas profissões que buscam melhorar a redação, tornando-a mais criativa e inovadora. Em 2012 o curso está sendo oferecido em duas turmas com aulas às sextas-feiras, das 19h às 22h30 e, aos sábados, das 8h45 às 12h e das 13h às 17h30 (Turma A); e, às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30 (Turma B), na sede da ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário (Rua General Jardim, 618, conjunto 51, Santa Cecília, em São Paulo, Capital).


O curso é realizado pela ABJL em parceria com a Faculdade Vicentina (Favi) de Curitiba (PR) e reconhecido pelo MEC – Mistério da Educação. As inscrições devem ser feitas pelo site da ABJL (www.abjl.org.br), onde podem ser acessadas informações sobre documentação necessária e valores de matrícula e mensalidade. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3329-6443 ou pelo e-mail abjl@abjl.org.br.

Podem participar profissionais de qualquer área, interessados em desenvolver a escrita, tanto para textos de ficção quanto de não ficção. Em anos anteriores, a pós contou com a participação de alunos de diferentes áreas do conhecimento, como Física, Engenharia, Administração, Letras, História, Psicologia, Relações Públicas, Publicidade e Turismo.

Início das aulas
As aulas começam nos dias 2 de março para a Turma A e 12 de março, para a Turma B. O curso terá 370 horas-aula no período de março de 2012 a fevereiro de 2013. Embora forneça um sólido conteúdo teórico, o curso está focado, principalmente, na prática da “narrativa de não-ficção”. Os 10 módulos - Jornalismo Literário: História e Conceitos; Fundamentos Narrativos; Grande Reportagem; Perfil; Criatividade: Conceitos e Práticas; Literatura; Biografia; Ensaio pessoal e memórias; Narrativa de viagem; e Pauta & Produção em Jornalismo Literário – são ministrados por professores especializados em Jornalismo Literário, a maioria com mestrado e doutorado na área pela ECA-USP. A condução do curso está a cargo de Celso Luiz Falaschi e Edvaldo Pereira Lima, co-fundadores da ABJL. Entre os professores convidados estão Alex Criado, Monica Martinez, Renato Modernell, Francisco Belda, Cynthia Andretta e Fabiano Ormaneze.

A pós-gradução em Jornalismo Literário é realizada pela ABJL desde 2005, tendo sido realizados, além da capital paulista, nas cidades de Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e no Distrito Federal. A produção de ex-alunos está disponível no site www.textovivo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário