quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Projeto Animafísica apresenta “Quarks e Léptons”, seu primeiro curta-metragem em animação

Lançamento do filme será no dia 25 de outubro, na UNICAMP, em evento aberto. Iniciativa de divulgação científica une pesquisadores do Instituto de Física da UNICAMP ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
 Fonte: A2N Comunicação
Professores e alunos do Instituto de Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) convidam a todos para a o lançamento do curta-metragem “Quarks e Léptons”, uma animação sobre Física de Partículas. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório do Instituto de Física da Unicamp, no dia 25 de outubro, às 14h30. O filme faz parte do projeto Animafísica, que tem apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e visa ser uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes.

De acordo com o Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres, coordenador geral do projeto temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’ ao qual o Animafísica está ligado, “a proposta é despertar a curiosidade dos estudantes, aproximando o público em geral do universo da pesquisa e da Física de modo prazeroso”.

Segundo o Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo, coordenador do Animafísica, o tema do curta-metragem é um conteúdo novo entre os alunos de Ensino Médio. “O estudo da Física de Partículas tem grande potencial de impacto no futuro da ciência no Brasil. Por isso estamos muito entusiasmados em dialogar com a nova geração, e, quem sabe, motivar estudantes a juntarem-se a nós”, convida. Dentro do Instituto de Física, o trabalho já gerou entusiasmo. Um grupo de 07 alunos do curso de licenciatura se engajou na missão de divulgar Física de modo acessível e divertido, e preparou uma série de vídeos de apoio, para quem quiser aprender mais sobre os conceitos que aparecem no filme.

À frente da parte artística de “Quarks e Léptons” está o cineasta e animador Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. A animação conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. “Os ingredientes de humor, música e pequenas brincadeiras intercalam informações sobre Física de Partículas, que são passadas propositadamente de modo leve e até superficial, eu diria. O roteiro também deixa espaço para que o público imagine, questione e tire suas próprias conclusões”, explica Squarisi.

Utilizando a técnica do desenho animado em papel, “Quarks e Léptons” será lançado no evento do dia 25 e divulgado no canal do youtube do Animafísica no mesmo dia, às 17h, junto com os vídeos de apoio produzidos pelos alunos. No lançamento será possível conferir também o making of do desenvolvimento do projeto, feito pela artista plástica Eliana Ribeiro, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Serviço:
Lançamento do curta-metragem animado “Quarks e Léptons”, do projeto Animafísica
Data e horário: 25 de outubro (sexta-feira), às 14h30
Local: Auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Entrada gratuita e aberta ao público
Mais informações, pelo canais Animafísica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário