sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Clientes do Campinas Shopping podem participar de encontros com os personagens e bate-papo com Mauricio de Sousa

Fonte : Engenho da Notícia

Uma série de ações ligadas ao universo Mauricio de Sousa, inclusive a presença do cartunista e seus personagens oficiais, marcarão este domingo (17) no Campinas Shopping. Em evento exclusivo e com senhas limitadas, o criador da Turma da Mônica lança o livro “Narizinho Arrebitado”, inspirado na obra de Monteiro Lobato, na Livraria Leitura. A programação gratuita contará com bate-papo com o cartunista e tem início marcado para as 16 horas. Haverá ainda exposição do Fusca Horácio e da escultura da Mônica Parade,  Monicolor, do artista Cako Martim. Um dos pontos altos será o encontro com os personagens oficiais Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.

A participação no bate-papo é aberta aos interessados que adquirirem, na Livraria Leitura do Campinas Shopping, um exemplar do livro, previamente autografado por Mauricio de Sousa. As vendas estarão liberadas no domingo (17), a partir do meio-dia, e as senhas serão limitadas.

A criançada e também os adultos poderão participar dos encontros gratuitos com os personagens às 14h30, 15h30 e 16h30. As sessões, que ocorrerão próximo à praça de Eventos Átrio, têm duração de 30 minutos cada e as senhas, limitadas, serão distribuídas a partir das 13 horas.

Antes da programação oficial, voltada ao público e a imprensa, Mauricio de Sousa atenderá alunos dos Colégios Pedro e Rafael e Gênius, de Campinas, que adotaram a obra “Narizinho Arrebitado” para ser utilizada em sala de aula.

HORÁCIO – Em espaço montado em frente à Livraria Leitura, estará em exposição o Fusca Horácio (verde como o personagem de Mauricio de Sousa), de propriedade de Ervin Moretti, presidente do Fusca Clube do Brasil. O veículo, autografado por Mauricio de Sousa, já recebeu prêmios em Águas de Lindóia; Santos; no ABC Old Car, de São Caetano do Sul; Águas de São Pedro e é sempre sensação nos eventos em que comparece.

MÔNICA PARADE – O Campinas Shopping recebe também a escultura  Monicolor, do artista Cako Martim, que fez parte da exposição Mônica Parede na cidade de São Paulo. Uma intervenção artística da personagem mais famosa dos quadrinhos, totalmente personalizada. Com 1,60m de altura e produzida em fibra de vidro, a ‘Mônica’ fica sobre uma base de 25 cm, tornando-se um monumento de cerca de 1,70m de altura. É a Mônica em uma nova roupagem, totalmente diferente do que é visto nos tradicionais gibis de sua turma. A escultura Monicolor já esteve exposta exposição em várias bienais do livro de São Paulo e do Rio, feira da ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro) e da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
O LIVRO – No livro, a história do Sítio do Picapau Amarelo, uma das principais obras de Lobato (1882-1948), ganha ilustrações e vida com os personagens da Turma da Mônica. Mônica revive a falante boneca Emília e Magali, a menina Lúcia, carinhosamente chamada de Narizinho, neta da conhecida e querida vovó Dona Benta.

A turma de Narizinho ainda conta com o Doutor Caramujo, Tia Anastácia, a famosa barata Dona Carochinha, o Maestro Tangará, o sapo Major Agarra, o Fura-Bolos e a renomada costureira francesa Dona Aranha.
Narizinho Arrebitado, obra que se tornou domínio público este ano, foi o primeiro livro que Lobato escreveu para crianças, no início dos anos 1920.

SOBRE MAURICIO DE SOUSA – Nasceu em 1935 e iniciou sua carreira como ilustrador em Mogi das Cruzes, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Aos 19 anos, mudou-se para a capital e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

CLUBE LEITURA  “Narizinho Arrebitado” já teve lançamento antecipado pelo Clube Leitura, clube de assinatura da rede de livrarias. No domingo, será montado um estande especial do Clube, com distribuição de brindes e venda de assinatura de todas as modalidades disponíveis.

SERVIÇO: 

Mauricio de Sousa na Livraria Leitura do Campinas Shopping
Quando:
 domingo, 17 de fevereiro
Horário: 16 horas
Realização: Livraria Leitura do Campinas Shopping, Editora Girassol e Campinas Shopping
*Evento gratuito
**Participação mediante retirada antecipada de senhas no dia do evento
***A compra não garante autógrafo personalizado ou fotos com o cartunista

Dados da publicação:
Turma da Mônica – Narizinho Arrebitado
Autor: 
Monteiro Lobato
Adaptação: Regina Zilberman
Ilustrações: Mauricio de Sousa
Apresentação na orelha: Prof. José Vicente – Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares
64 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário