O aeroporto registrou movimento de 454,2 mil passageiros em agosto ante 383,2 mil em julho, 305,4 mil em junho e 226,5 mil em maio
Fonte/Foto: Mauricio Simionato
Assessor de Imprensa de Viracopos
Foto Divulgação
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou em agosto um novo indicativo de retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas que operam no terminal. Apesar de os dados acumulados do ano ainda estarem abaixo na comparação com o mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, houve alta de movimentação pelo quarto mês consecutivo em relação ao mês anterior.
O aeroporto registrou movimento de 454,2 mil passageiros em agosto ante 383,2 mil em julho, 305,4 mil em junho, 226,5 mil em maio e 150,5 mil em abril (menor movimentação do ano). A previsão é que o mês de setembro apresente nova alta, podendo chegar a mais de 500 mil passageiros.
Apesar de ainda apresentar queda da movimentação de passageiros de 50,3% na comparação de agosto de 2020 e agosto de 2019 (que teve 913,9 mil passageiros), houve aumento de quase 18% na comparação entre agosto e julho de 2020.
Já no acumulado dos primeiros oito primeiros meses do ano de 2020, a queda chega a 44% em relação ao mesmo período de 2019. Até o mês de fevereiro deste ano, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série de 17 altas mensais seguidas. Em janeiro deste ano, por exemplo, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.
Recuperação gradual
A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia. O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).
No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. Em julho, o movimento diário chegou próximo de 130 pousos e decolagens/dia. Já em agosto, os movimentos diários de pousos e decolagens chegaram a 165.
Ações contra o contágio
Viracopos ampliou o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros nos últimos meses. A iniciativa visa minimizar a propagação da Covid 19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. Também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura no momento em que os passageiros apresentam o bilhete de embarque.
O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações tradicionais baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva em torno de três a cinco segundos.
Já a desinfecção especial ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e é realizada pelo menos três vezes ao dia. O aeroporto já havia realizado outras desinfecções especiais do terminal, mas as ações passaram a ser regulares e constantes há três meses. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores e cadeiras.
Nos meses de março e abril, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela Covid 19. Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.
Com esta nova ação de desinfecção especial, o protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, 35 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.
Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização dos passageiros. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à Covid 19.
Também foi implementada a higienização e desinfecção constante de diversas partes do aeroporto tais como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato. Desde março, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros.
Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.
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