Fonte: Conceptu
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I é um período repleto de mudanças para os alunos e suas famílias. Novos professores, mais autonomia nos estudos, conteúdos mais complexos e mais exigência nas avaliações. Tanta novidade gera empolgação, mas também uma enorme carga de insegurança e ansiedade.
Nesse contexto, a Escola Salesiana São José atua com diversas iniciativas para possibilitar que o começo de uma etapa tão importante da vida escolar ocorra de maneira mais tranquila. Na maioria das escolas, quando a criança inicia o Ensino Fundamental, ela vai para um novo prédio, geralmente com menos espaços lúdicos como parque e brinquedoteca, reduzindo o tempo de brincadeira que ainda é tão importante nesta fase.
Na Escola Salesiana São José essa mudança de espaço só acontece no 2º ano, depois que a criança já iniciou o Ensino Fundamental, sendo esse um dos diferenciais da instituição. Segundo a orientadora educacional da Educação Infantil e 1º ano, Andreza Caldeira Gianezi Braggion, outro cuidado é o de conversar com as crianças sobre as mudanças que ocorrerão. Dessa forma, os alunos do Infantil III (última etapa da Educação Infantil) realizam um “bate-papo” com as professoras do 1º ano.
Ainda no Infantil III, a Escola Salesiana São José inicia o projeto “Hábito de Estudos”, que tem como objetivo ajudar as crianças na organização diária dos estudos e orientar o aluno e a família quanto à realização da lição de casa. Segundo Andreza, para criar o hábito de estudar gradativamente, no Infantil III os alunos têm lição de casa três vezes por semana e a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, as lições são diárias.
O “bate-papo” com professores da próxima série também ocorre com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que mudarão de prédio no 2º ano. Outra iniciativa é a participação desses alunos do 1º. ano no recreio junto com os alunos da próxima série, para explorar o espaço, conhecer a nova rotina, ter contato com as novas auxiliares e vivenciar momentos de interação.
“Acreditamos que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental será tranquila se a criança for respeitada e puder contar com os adultos que estão a sua volta. Por isso é importante que os pais não pressionem seus filhos, mas que ofereçam estímulos para enfrentar os novos desafios”, finaliza Andreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário