Setembro Amarelo

Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio será celebrado pelos
Salesianos de Campinas com palestra sobre depressão, automutilação e suicídio

Fonte : Assessoria Conceptu

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem um caso de suicídio a cada 46 minutos. Os números de suicídio crescem e a conscientização sobre a temática é importante. Mesmo sendo um grave problema de saúde pública, os suicídios podem ser evitados se identificados em tempo prévio.

Para celebrar o mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, intitulado Setembro Amarelo, os Salesianos de Campinas, através do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e da Escola Salesiana São José, realizam uma palestra gratuita e aberta ao público que acontecerá em dois dias: 10 e 18 de setembro.

No dia 10, a palestra será realizada no Colégio Liceu e no dia 18, na Escola São José. Com a temática “Meu filho está sofrendo, o que fazer? Conversa sobre depressão, automutilação e suicídio", a palestra abordará a questão entre crianças, jovens e adolescentes e acontece às 19h30, sendo conduzida pela psicóloga Ticiana Paiva.

Ticiana é mestre e doutora em Psicologia. Desenvolve pesquisas e cuidado psicológico em situações extremas, como desastres, conflitos humanitários e suicídios. Autora de livros e artigos e docente universitária do UNISAL, é pioneira no Brasil na formação de profissionais para o cuidado a crise emocional (Psychological First Aid) e na criação e implementação de serviços psicológicos de pronto atendimento ao suicídio.

Os interessados em participar da palestra no Colégio Liceu devem realizar inscrição pelo link: https://forms.gle/okRGcY4WmAhEjjw86. Já as inscrições para a palestra na Escola São José devem ser feitas pelo link: bit.ly/palestraessj. As vagas são limitadasO Colégio Liceu localiza-se à Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, Guanabara, Campinas, SP e a Escola São José à Av. Almeida Garret, 267, Jd. N. Sra. Auxiliadora, Campinas, SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário