Fonte : Conceptu
Com o objetivo de desenvolver habilidades necessárias para a sociedade do século XXI, a Escola Salesiana São José, de Campinas, está adotando o Projeto de Robótica para os alunos do Pleno, no Ensino Fundamental I.
A iniciativa utiliza algumas plataformas de programação, kits da Lego Education, além de materiais diversos e se baseia na metodologia STEAM, com a finalidade de desenvolver habilidades sócio-emocionais, raciocínio lógico, criatividade e capacidade de resolver problemas.
“Utilizamos como material didático os kits da Lego Education e materiais diversos de acordo com a proposta da aula”, explica o professor Fernando Abreu. Segundo o professor, Alfero Neto, a ideia é desafiar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências. O aprendizado é consequência de experiências, desafios e criações em equipe.
O projeto destaca que todo robô precisa de comandos para executar determinadas funções, por isso, durante algumas aulas, os participantes programam o deslocamento do robô de acordo com os desafios apresentados. Posteriormente, no Laboratório de Informática são utilizados jogos de programação para que a turma desenvolva o raciocínio lógico.
“Aprender, brincar e desenvolver habilidades são quesitos proporcionados aos alunos nas aulas de robótica”, finaliza Alencar André David, diretor pedagógico, explicando que o projeto está em fase experimental com possibilidade de ser implantado nos cursos regulares da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário