sexta-feira, 25 de maio de 2018

UNISAL Campinas, Campus Liceu sedia Seminário Internacional de Aikido

.
O evento acontece dias 26 e 27 com a presença do Sensei Donovan Waite,
referência mundial no Aikido

Fonte / Foto: Conceptu 
Foto: Divulgação


O Aikido é considerado a “arte da paz” porque o objetivo da defesa é controlar a agressão sem lesar o oponente. Trata-se de uma arte marcial não competitiva, que foca na neutralização e imobilização do atacante. Embora o Aikido não seja uma arte marcial muito conhecida fora do Japão, o Brasil tem hoje um número muito grande de praticantes. Apesar de não existir estatísticas oficiais, o país tem cerca de 15 mil adeptos desta arte marcial japonesa. No mundo, a França, Estados Unidos e Japão possuem o maior número de praticantes. Estima-se que existam dois milhões de praticantes de Aikido em todo o mundo.
Neste contexto, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade Campinas, Campus Liceu, sedia nos próximos dias 26 e 27, o Seminário Internacional de Aikido.  A iniciativa será aberta ao público e dirigida para praticantes de Aikido em qualquer nível, sendo realizada no Ginásio Coliseu, à Rua do Oratório, 222, Jardim São Domingos Sávio, Campinas, SP. 
Segundo o professor de Educação Física do UNISAL Liceu, Artur Squarisi, o evento é fruto de uma parceria do Curso de Educação Física do UNISAL com a equipe de Aikido do Brasil, já que os alunos possuem uma disciplina de lutas e outra, de organização de eventos esportivos. “O evento será muito importante aos nossos alunos que vivenciarão essa iniciativa e, posteriormente, no dia 29, terão uma aula exclusiva com o Sensei Donovan. Em cima do conteúdo aplicado nessa aula, os alunos passarão por uma avaliação que verificará os conhecimentos adquiridos”, explica o professor Artur.
O Diretor de Operações do UNISAL Liceu, Marcelo Scudeler, ressalta que o evento faz parte dos projetos interdisciplinares instituídos no UNISAL, e explica que a iniciativa está sendoorganizada pelo professor de Aikido, Kim Ruschel, brasileiro, que estuda artes marciais desde criança, sendo que em janeiro de 2017, foi promovido a 5º Dan, denominação de cada um dos graus de maestria atribuídos a alguém dentro do sistema de avaliação Dan-i. O professor Kim ressalta que o seminário de dois dias em Campinas será um grande evento, objetivando proporcionar integração da prática do Aikido com o maior número de praticantes possível, aumentando o nível do Aikido no Brasil.
A atração principal do Seminário Internacional será nada menos que o ícone do Aikido, Sensei Donovan Waite, mestre 7º grau de Aikido, que ministra seminários em diversos países. Donovan mora atualmente nos Estados Unidos e tem literalmente 50 anos no tatame treinando o Aikido. Ele começou em Londres com oito anos de idade e hoje, aos 60 anos viaja o mundo inteiro ministrando seminários e vem anualmente a Campinas há mais de 20 anos.
“O Aikido é uma arte que se especializou em técnicas de defesa, cujo objetivo é a imobilização do atacante, redirecionando o ataque de forma eficiente. Durante o treinamento o ataque não deve ser revidado com violência, e sim, redirecionado de forma eficaz, aproveitando a força ou o movimento do atacante contra ele mesmo”, explica Donovan Waite. O evento é aberto e gratuito para o público que deseja acompanhar. Já os atletas ou estudantes de Aikido que desejem participar das oficinas, aulas com o Sensei e demonstrações programadas no Seminário, deverão realizar inscrições e pagar uma taxa de R$ 250,00 (adulto) e R$ 69,00 (criança).
Serviço
Seminário Internacional de Aikido no UNISAL Campinas, Campus Liceu.
Dias: 26 e 27 de maio (sábado e domingo).
Horários: Sábado das 10h às 18h e domingo das 10h às 13h.
Local: Ginásio Coliseu do UNISAL Campinas, Campus Liceu, à Rua do Oratório, 222, Jardim São Domingos Sávio, Campinas-SP.  Estacionamento no local gratuito.
Inscrições pelos telefones: (19) 98135.3815 (Kim) e (19) 99183.2923 (Ivan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário