quarta-feira, 24 de julho de 2013

Curso Gratuito : Iluminação Cênica

Fonte: ACS - André Moretti 
(moretti.moretti@gmail.coml) 

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de agosto, através do envio de carta de interesse para o e-mail oficinadeiluminacaocenica@gmail.com.

A iluminação é uma das grandes responsáveis pela valorização de um espetáculo, cria o clima e em alguns momentos atua até como cenário. A partir dos anos 1990, as técnicas de desenho de luz e o trabalho dos operadores ganharam enorme desenvolvimento. Paralelamente, houve uma evolução dos equipamentos, dos efeitos mais artesanais às sofisticadas mesas de luz. O mercado profissionalizou-se e hoje, um show, uma peça teatral ou uma festa necessitam de iluminação específica.


Com o objetivo de formar jovens talentos, o Ministério da Cultura promove, através da Secretaria de Economia Criativa, um curso gratuito de Iluminação com o Light Designer André Lemes. A iniciativa visa agregar aspectos técnicos e artísticos, proporcionando aos alunos autonomia e o empreendedorismo neste novo mercado de trabalho, seja como funcionários contratados ou como empreendedores individuais. 

O curso apresentará uma visão geral da iluminação cênica, contando um pouco de sua história, o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas. Também serão abordados os conceitos de temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana, e outros temas como: eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação. As aulas serão teóricas e práticas, e acontecerão no Teatro Commune.

No final do curso os alunos apresentarão ao público o resultado de seu aprendizado, criando para uma cena teatral uma iluminação original, supervisionada pelo Light Designer André Lemes.

Abordagens
• Eletricidade básica
• Fundamentos da luz
• Teoria das cores e temperatura de cor
• História da iluminação cênica
• Equipamentos convencionais
• Coordenação e planejamento
• Montagem e operação

Objetivos específicos
- fomentar o empreendedorismo;
- Capacitar jovens de baixa renda, por meio de processos artísticos e técnicos integrados, ampliando seus repertórios expressivos e suas capacidades de auto sustentabilidade futura, autonomia, geração de renda e inserção no mercado de trabalho;


Serviço:
Onde: Teatro Commune - Rua da Consolação, 1218 – Consolação
Quando: de 12/08 a 09/12 - segundas-feiras, das 19:00 às 22:00
Carga horaria de 90 hs/aula 
Teórico e prático
Inscrições: até 05/08, através de carta de interesse e currículo para oficinadeiluminacaocenica@gmail.com
25 vagas
gratuito
Requisitos: de 18 a 25 anos – renda de 01 a 04 salários

Nenhum comentário:

Postar um comentário